QUANTO TEMPO DEMORA PARA COMEÇAR A TER RESULTADOS NA MUSCULAÇÃO?

Se eu começar a praticar musculação, vou ver resultados em quanto tempo? Vai demorar para eu ganhar massa magra?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estas perguntas corriqueiras certamente já passaram ou estão passando pela sua cabeça, sendo assim, gostaria que você ao menos entendesse quando se dá o processo, para que não seja enganado ou iludido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pensando única e exclusivamente em hipertrofia, e partindo do pressuposto que o treino e a dieta estão adequados, é visto na literatura que o fenômeno propriamente dito não ocorre antes de 4 semanas (MAEO et al., 2018). Caso você faça uma ressonância magnética, ou quem sabe até utilize uma fita métrica, irá sim ver ganhos de área de secção transversa muscular, porém, trata-se de um fenômeno chamado hiperemia, ou seja, é um edema (inchaço) no músculo, por maior retenção hídrica, não havendo acréscimo de material proteico significativo, recebendo, por isso, o nome de "hipertrofia transitória".
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por outro lado, aquela hipertrofia que todos querem, decorrente do aumento da síntese proteica, parece ocorrer, de forma significativa, a partir de 6 a 8 semanas. Sendo assim, desconfie de artigos que mostrem ganhos muito precoces de hipertrofia ou de quem lhe prometer resultados em um mês, haja vista que eles não ocorrem, ao menos, consolidadamente. É justamente por isso que meu plano mais curto de consultoria é de 6 semanas.

⠀⠀

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários