QUAL A MELHOR DISTÂNCIA ENTRE AS MÃOS NA PUXADA?

Andersen et al., 2014, compararam 3 tipos de pegada de puxada anterior, a fim de mensurar qual delas é a melhor, sobretudo na tentativa de averiguar a lenda de que pegadas mais abertas são as que geram maior hipertrofia de costas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para tanto, 15 homens executaram o exercício com as mãos em distância próxima, média e afastadas (1, 1,5 ou 2 vezes o espaço entre os acrômios, ou, de forma grosseira, "de um ombro a outro"). Além disso, usaram uma carga equivalente a 6 repetições máximas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A eletromiografia de bíceps braquial, grande dorsal, trapézio e infraespinal mostrou não haver diferença significativa entre os 3 tipos de pegada no quesito solicitação muscular!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Analisando-se mais detalhadamente os resultados, há tendências sutis de: maior trabalho de bíceps em distâncias médias e de grande dorsal e de trapézio com as mãos mais afastadas do que bem próximas. Por fim, também foi observado que, aparentemente, a pegada mais aberta reduziu a carga máxima dos sujeitos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com isto, concluímos que é lenda que a pegada mais larga é a melhor, haja vista que, de modo geral, todas elas atuam igualmente, sendo a distância média ligeiramente superior às demais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários