ATIVIDADE DO CORE NO KETTLEBELL SWING COM UM OU DOIS BRAÇOS

O estudo de Andersen et al., 2016, procurou comparar a ativação de reto abdominal, oblíquos externos e eretores de espinha entre o swing com kettlebell realizado com um braço ou com ambos, recrutando, para tanto, 16 homens treinados, que realizaram 10 repetições de cada exercício.

Nos resultados, foi observado que houve atividade contralateral 26% maior na parte superior dos eretores de espinha do que ipsilateral, ou seja, essa musculatura é mais solicitada do lado da mão sem o peso do que do lado onde o kettlebell é seguro. No que diz respeito à comparação com ambas as mãos, a versão com uma só foi 11% mais intensa.

Em relação ao reto abdominal, o lado contralateral trabalha 48% menos, quando uma só mão é utilizada, em relação ao ipsilateral. Quando comparamos com ambas as mãos, a atividade se mostra 42% superior nesta modalidade de execução, em relação à unilateral.

Por fim, no que diz respeito às porções inferiores de eretores de espinha e aos oblíquos externos, nenhuma diferença significativa foi observada entre os dois exercícios. Sendo assim, podemos ver que os padrões de atividade entre as duas modalidades são diferentes, portanto, ambas são igualmente boas e se completam para um satisfatório trabalho do core.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários