CORONAVIRUS, GRIPES E EXERCÍCIO FÍSICO: É SEGURO FAZER?

♣Há muita informação e, ao mesmo tempo, reduzido espaço e pouca paciência do leitor para ler, sendo assim, serei o mais breve possível:


♥O treinamento de força exerce pequena influência em nosso sistema imunológico, (segundo revisão de literatura que fiz e postei em meu site – “posso treinar doente?”). Quanto aos exercícios aeróbios, estes, dependendo da intensidade, abrem uma janela de imunossupressão, com boa queda de células de defesa por 120 minutos pós-atividade, contudo, cronicamente, são capazes de melhorar bastante nossa imunidade (MALM, 2006). Sendo assim, sua prescrição deve ser muito bem planejada por um profissional qualificado, ainda mais no contexto atual.


♠Se você estiver com sintomas, ameaçando ficar doente ou estiver se recuperando, NÃO PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA! Em primeiro lugar, não seja egoísta: precisamos conter o avanço da doença! Em segundo, seja corona ou não, os sintomas da gripe podem ser agravados pelo exercício, causando sérias consequências.
Segundo o cardiologista Nabil Ghorayeb, médico do esporte do HCor, a febre demanda uma quantidade maior de oxigênio, assim como a atividade física. A pessoa com febre e que a pratica, ainda pode se desidratar e ter complicações. Sendo assim, se você a teve, descanse completamente por 7 dias antes de voltar (isso não se aplica ao corona, pois a pessoa deve respeitar a quarentena).

♦Outro grande risco em se treinar gripado é a infecção no miocárdio, músculo cardíaco: o excesso de exercícios irá causar uma queda na imunidade, facilitando a infecção do coração, cuja probabilidade de ocorrência se dá entre 7 e 13% dos casos.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários