ELEVAÇÃO PÉLVICA COM BARRA OU ELÁSTICOS: QUAL É MELHOR?


Contreras e colaboradores compararam, em 2016, três formas de execução da elevação pélvica, sendo duas as que gostaria de discutir no presente post: com barra e com elástico.

13 mulheres foram analisadas neste exercício, em ambas as situações, por 10 repetições, com uma carga proporcional à realização de 10 reps máximas.

Observou-se que o recrutamento de quadríceps e de posteriores de coxa foi o mesmo nas duas variações, contudo, a atividade de glúteo máximo, seja na média, seja no pico de solicitação, foi maior na modalidade com barra. Tenha em mente que não é apenas isto que irá definir os resultados de ganho de performance num treino, logo, ambas as estratégias são válidas e passíveis de uso, dependendo dos gostos do aluno e do contexto.

Nesse cenário da quarentena, o uso de elásticos ainda se mostra uma solução extremamente interessante, que pode ser incrementada, por exemplo, com um aumento de volume de treino, subindo número de séries e de repetições!





FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários