PEGADA MISTA: QUANDO USAR? CONHEÇA OS PRÓS E CONTRAS


É muito comum que as pessoas acabem estagnando na carga de exercícios como levantamento terra e stiff por falta de força, mas não nos membros inferiores, e sim nas mãos, dada a dificuldade em sustentar grandes pesos. Uma saída prática para isto é o uso da pegada mista (destacada na imagem), que impede que a barra escorregue. Nela, uma mão fica em supinação (palma para fora) e outra, em pronação (para dentro). Contudo, será ela segura?

Apesar de sua utilização ser indiferente para o recrutamento muscular de membros inferiores, para o sistema como um todo ela pode impactar de algumas maneiras: pensando, inicialmente, no braço cuja mão fica em supinação, por ele estar mais lateralizado, sofre maior esforço para finalizar/encaixar o movimento, além disso, a utilização de elevadas cargas pode lesionar o tendão do bíceps braquial dele.

Outro ponto interessante, segundo o powerlifter @eric, é que, para equilibrar esse desalinhamento de movimento, algumas pessoas automaticamente abduzem (“abrem”) mais o ombro, deixando o braço com a mão em pronação menos vertical, aumentando seu percurso.  Tal fato acaba por desenvolver, cronicamente, mais a região lombar deste lado do corpo.

Para encerrar, respondendo a pergunta do post, a pegada mista é uma ferramenta muito útil e, sem dúvida, passível de utilização por todos nós, contudo, quis destacar estes pontos para conscientizar @ leitor(a)! Consulte um profissional de educação física para dosar seu uso. Além disso, saibam que, além dela, temos outros recursos como a pegada hook e a utilização de straps, mas isto fica para a próxima!





FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários