FLEXOR NÓRDICO REVERSO É BOM?


O flexor nórdico reverso é um exercício pouco conhecido, seja pelo público em geral, seja pela comunidade científica, haja vista que a grande maioria das pessoas nunca o viu e, na literatura, só há um artigo sobre ele. Sendo assim, apresentá-lo-ei, mesmo que timidamente, a vocês.  

Sua execução é simples, pois não requer nenhum material, contudo, tecnicamente, ele é complexo e exige força: o sujeito, ajoelhado, deve inclinar o corpo para trás, mantendo o quadril imóvel, deixando a flexão acontecer apenas na articulação do joelho, como na foto, voltando depois à posição inicial. Caso o quadril flexione, perder-se-á tensão mecânica muscular, contudo, como o movimento é difícil, isto poderá ser pensado como progressão de cargas, quem sabe...

Basicamente, é um exercício utilizado para trabalhar reto femoral, um dos integrantes do quadríceps (músculos da frente da coxa): a maneira como ele é solicitado é muito interessante, com elevada carga excêntrica, que se acredita ter melhor correlação com ganho de força e de hipertrofia (Roig, 2009), além de importante papel na preparação esportiva e reabilitação de lesões (Peterson, 2011).

Segundo investigação de Alonso-Fernandez, 2019, após 8 semanas de treinamento, os  voluntários da pesquisa apresentaram diversos marcadores de hipertrofia do reto femoral, contudo, em relação a outros exercícios, até o momento nenhuma comparação foi feita! Além disso, também não sabemos se a compressão da patela no solo pode ou não ser nociva!




FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP




Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários