Gosto muito dos exercícios oldschool que têm uma história por trás, como é o caso da Rosca Zottman (Zottman Curl) - variação da rosca com halteres criada por um Strongman das antigas chamado George Zottman (1867-1942).
Tal exercício consiste na fusão de dois velhos conhecidos de vocês, da seguinte maneira (acompanhe a foto): começamos o movimento na fase concêntrica (subindo o halter), em supinação (com as palmas das mãos para cima), igual na rosca direta, flexionando os cotovelos até o topo do movimento, onde iniciaremos a fase excêntrica em pronação (palmas das mãos viradas para baixo), feito a rosca inversa, descendo o halter até lá embaixo, onde recomeçaremos o exercício virando novamente as mãos para cima.
A ideia por trás da rosca Zottman é a de dificultar a fase excêntrica do exercício, onde teremos de impedir a flexão do punho, mantendo uma extensão isométrica, trazendo, assim, um interessante trabalho para os antebraços, numa maneira distinta da observada na rosca direta.
Em relação aos músculos do braço, a posição das mãos não vai interferir, pois a solicitação acaba obedecendo sempre a seguinte ordem: braquial, bíceps braquial e braquiorradial. Por fim, vale mencionar um incremento de trabalho em músculos supinadores (supinador e braquiorradial) e pronadores (pronador quadrado e redondo e braquiorradial), dadas as constantes mudanças de posicionamento das mãos.
Comentários
Postar um comentário