O que irei comentar neste post parecerá óbvio em alguns momentos, porém, poderá, ao mesmo tempo, proporcionar-nos ideias, que irei incrementar com sugestões da minha prática profissional.
Para
responder à pergunta do título, Senna e colaboradores, 2016, testaram 15
sujeitos fazendo crucifixo com halteres (exercício uniarticular, cujo único
movimento, tecnicamente, chamamos de adução horizontal), e o supino reto com
halteres, que seria um multiarticular, usando, em ambos os casos, uma carga
máxima que permitisse a realização de 3 repetições máximas (3RM).
Após testarem 1, 2, 3 e 5 minutos de intervalo em cada situação, os autores concluíram que, para manter a consistência no número de repetições, ou seja, para que elas não diminuíssem, o ideal seria descansarmos 2 minutos entre as séries para exercícios uni e, 3 minutos, para os multiarticulares.
O intervalo ideal já foi investigado em outros trabalhos e a intuição do aluno para ser um ótimo termômetro, haja vista que as pessoas acabam escolhendo, num geral, algo como 2 minutos, corroborando o resultado acima, de certa forma. Porém, entendam que isto não é regra, pois o intervalo, assim como a carga, número de séries, exercícios, etc., são todos estratégias de treino que podem ser utilizadas para aumentar volume e intensidade, por exemplo. Além disso, muitas pessoas odeiam treinos longos ou ficar muito tempo na academia, logo, intervalos curtos funcionarão melhor, uma vez que, além de permitirem a utilização de mais exercícios na sessão, também irão aumentar o engajamento no treino.
Comentários
Postar um comentário