A diferença na ativação do quadríceps nos exercícios

 

No trabalho de Stensdotter e colaboradores, de 2003, dois tipos de exercícios foram comparados para mensurar a atividade de quadríceps: a cadeia cinética aberta, que seriam exercícios que fazemos com os pés soltos, como a cadeira extensora, e a cadeia cinética fechada, com as extremidades em apoio/contato com solo/plataforma, como no caso do agachamento e do leg press.

Após analisar um grupo de 10 pessoas realizando estes exercícios, os pesquisadores notaram que a atividade dos músculos do quadríceps (reto femoral, vastos lateral, medial e intermédio) foi um pouco diferente entre eles.

Aparentemente, na cadeia cinética fechada a solicitação de todos eles foi mais simultânea do que na aberta, onde o reto femoral teve recrutamento muito mais precoce, sendo o vasto medial o mais retardatário.

Com estes resultados, percebemos que, dependendo dos objetivos numa reabilitação de joelhos, por exemplo, um tipo de exercício pode ser melhor do que outro. O mesmo vale para o fortalecimento para atividades da vida diária ou preparação esportiva, sendo, de maneira geral, a cadeia cinética fechada mais interessante por promover as melhores transferências, justamente por guardar maiores semelhanças com esses gestos naturais.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários