Agachamento frontal, parcial ou completo - qual tem a maior atividade muscular?

 

Achei este tópico bem interessante para discutirmos, tanto pela polêmica, quanto pelas aplicações práticas, sendo temas de grande relevância nas academias.

No trabalho de Contreras e colaboradores, de 2015, 13 mulheres realizaram os três tipos de agachamento (frontal e com barra nas costas (back squat) – parcial e profundo), por 10 repetições máximas (10RM), tendo os seguintes músculos analisados: glúteo máximo, bíceps femoral (posterior de coxa) e vasto lateral (quadríceps, parte da frente da coxa).

Segundo os resultados deste estudo, não houve diferença alguma no quesito atividade muscular dos músculos citados, sendo os 3 agachamentos “iguais” em solicitação... Tal artigo vai de encontro aos resultados de Yavuz (2015), que mostraram haver maior atividade de quadríceps no frontal e de posteriores de coxa no tradicional. Isto sem mencionar a polêmica do agachamento parcial Vs. total, uma vez que aqui já tivemos todo tipo de respostas nos meus posts...


Qual a conclusão, então? Com o agachamento frontal, conseguimos solicitações musculares altas com menores cargas, o que pode ser articularmente interessante, contudo, ele é mais complexo tecnicamente. Além disso, vale pensar que, entre o parcial e o total, temos, por um lado, uma amplitude de movimento maior, que pode ser interessante para transferência para vida diária e esportes e, por outro, um movimento mais fácil e com menor sobrecarga lombar e patelar, tornando ambos atrativos, dependendo do contexto.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários