AGACHAMENTO LIVRE Vs. MÁQUINA: QUAL É A ATIVIDADE DO CORE?


Clark e colaboradores, 2019, compararam dois tipos de agachamento, livre e em máquina, a fim de mensurar a atividade do core (músculos estabilizadores da coluna, como os abdominais e eretores de espinha, por ex).

10 homens realizaram os dois exercícios com 4 cargas diferentes, entre 65 e 95% do máximo para 1 repetição e observaram que o suporte de apoio para as costas da máquina de agachamento, também chamada de agachamento no hack, reduziu a atividade muscular do core.

Tal fato ocorreu justamente pelo incremento na estabilização do tronco, diminuindo a necessidade de estes músculos atuarem, o que, estrategicamente, pode ser bom ou ruim, dependendo do perfil do aluno: para quem está iniciando ou tem lesões lombares agudas/com dor constante, talvez o hack seja uma boa pedida, pensando em migrar para o livre com o tempo.


Em relação à força/carga utilizada, a máquina de agachamento permite que se utilize muito mais peso que a modalidade livre, mais uma vez, por conta dessa estabilidade proporcionada.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários