ATIVIDADE MUSCULAR NO AGACHAMENTO COM VALGO E ANTERIORIZAÇÃO PATELAR

 O trabalho que irei mostrar a seguir (SLATER, 2017), comparou 3 tipos de agachamento a fim de medir os padrões de atividade muscular que possuem: o tradicional, com boa estabilização de joelho e distribuição de carga entre quadril e joelhos; o agachamento com valgo dinâmico, que seria aquele movimento de fechar os joelhos, e a versão com bastante anteriorização patelar (tipo de agachamento quase que só com os joelhos, jogando-os bem à frente), ambos bastante lesivos para a articulação.


Foi verificado que o agachamento com valgo diminui a atividade de todos os músculos do quadríceps (os da frente da sua coxa) em comparação com o movimento correto. Em relação à versão de jogar os joelhos à frente, a solicitação foi tanto maior, quanto menor, dependendo da etapa do movimento. No que diz respeito à atividade de posteriores de coxa e de panturrilhas, as execuções com posturas erradas aumentaram a atividade destes músculos.


O que eu gostaria que @ leitor(a) apreendesse de importante dessas informações é que o agachamento, quando mal executado, altera o padrão de atividade muscular. Em outras palavras, ele recruta de maneira diferente os músculos, tentando reparar o dano. Além de a atividade do quadríceps ter diminuído, essas variações posturais ainda acabaram submetendo a panturrilha e os posteriores de coxa a elevadas co-contrações sustentadas, numa tentativa desesperada de estabilização articular de tornozelos, joelhos e quadril, mostrando-nos que se tratam de posturas potencialmente lesivas.


Caso tenha se interessado pelo tema, possuo outros posts sobre valgo dinâmico aqui no meu perfil, focando na solução deste problema. Procure com carinho e aproveite para ler outras publicações!


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários