A pergunta do título chega a ser meio bizarra, porém, através deste post, iremos entender que cada um tem seu propósito, permitindo estratégias distintas.
O pesquisador Solstad e seus colaboradores, 2020, analisaram 17 pessoas fazendo os dois exercícios, por 6 repetições máximas, e verificaram o seguinte: no supino reto, em relação ao crucifixo reto, o peitoral maior teve atividade 16% maior; o deltoide anterior (músculo da parte da frente do ombro), 25% maior; o tríceps braquial, 75% maior.Já o bíceps braquial, por sua vez, teve uma solicitação 76% maior no crucifixo do que no supino, o que julgo um ponto bastante interessante deste artigo, que inclusive me levou a escrevê-lo.
Sendo assim, se o seu foco é desenvolvimento de ombros, tríceps e peitoral, porém, tem restrito tempo para treinar ou poucas opções de exercícios, foque nos supinos. Além disso, se você treinou bíceps no dia anterior ou o fará no posterior ao de peitoral, preste atenção no uso de crucifixos, para não sobrecarregar essa musculatura dos braços, devendo dar o devido intervalo de descanso a ela. Por fim, vale mencionar a combinação de ambos exercícios num mesmo treino de membros superiores, enriquecendo-o e o diversificando bastante!
FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP
Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com
Comentários
Postar um comentário