COMO EVITAR LESÕES NOS SUPINOS?


O supino talvez seja o mais famoso exercício dentro de uma academia, sendo algumas de suas variações certamente realizadas no cotidiano da maioria esmagadora das pessoas que treinam. Pensando nisso, resolvi escrever este post relatando os principais mecanismos de lesões que ele pode gerar e como evitá-los.

Para começarmos, segundo o pesquisador COMFORT (2007), temos que as pegadas com empunhaduras muito largas, com mais de 1 vez e meia a “largura dos ombros” (1,5 x distância biacromial), aumentam muito a “abdução com rotação externa” (movimento que meio que gira o ombro para fora e para trás, sendo bastante nocivo à articulação, uma vez que retira estabilização muscular e insere a sobrecarga nos ligamentos, podendo lesioná-los ou induzir pinçamentos).

Outro mecanismo comum de lesão é a utilização de cargas elevadas (entre 80 e 100% do seu máximo) constantemente, sem periodização do programa de treinamento, fato este que eleva as chances de lesão por esforço repetitivo.  Isto pode, ainda, ser agravado pela prática de repetições forçadas, que seria quando um parceiro de treino lhe auxilia a subir a barra, para que você “segure” a descida (fase excêntrica do movimento), momento no qual ocorre a grande maioria das lesões, por conta do elevado grau de estiramento do músculo e do tendão.

Por fim, recomenda-se evitar o supino inclinado, a menos que ele seja específico ao seu esporte, pois ele impõe rotação externa, e também abrir os ombros em 90°, sendo o ideal em 45° (pensando no ângulo da sua axila, para facilitar a compreensão: o cotovelo não estará nem longe nem próximo do corpo, mas no meio do caminho, em 45°).

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários