CRUCIFIXO COM ELÁSTICO OU HALTERES – QUAL É MELHOR?

Baratos, leves e fáceis de transportar, os elásticos viraram os melhores amigos das pessoas que começaram a treinar em casa durante a quarentena, porém, será que eles podem ser tão eficazes quanto halteres num treino de peito, por exemplo?


Bergquist e colaboradores, em 2018, compararam a execução do crucifixo para peitoral utilizando ora elásticos, ora halteres, a fim de mensurar qual é melhor. Para tanto, 29 pessoas foram avaliadas nas duas situações, realizando séries com cargas que permitiam apenas 10 repetições máximas.


Como esperado, pelo fato de os elásticos promoverem um incremento na instabilidade, a articulação do ombro é obrigada a fazer um esforço posicionador maior, aumentando sua participação no movimento. O mesmo aqui vale para o TRX. Contudo, em relação ao peitoral, a maior solicitação fica mesmo com os halteres.


Sendo assim, eu diria que não há um exercício melhor que o outro nesta comparação, mas sim duas boas escolhas que se complementam e que irão se encaixar mais ou menos adequadamente dependendo dos seus objetivos. Além disso, é importante ter em mente que o objetivo principal é se exercitar, sendo assim, se tudo que você tem são elásticos, não há problema algum: utilize-os e complemente os treinos com a velha e boa flexão de braços!


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com


Comentários