DESENVOLVIMENTO ANTERIOR OU POSTERIOR – QUAL É MELHOR?

No trabalho dos pesquisadores McKean & Burkett, de 2015, 33 participantes foram analisados executando os dois exercícios da foto e verificou-se que o desenvolvimento anterior começa com lordose cervical, ou seja, preservando o estado articular natural, enquanto o na nuca, com cifose, perdendo-o. Isto se dá por conta da barra.

Em relação à sobrecarga na articulação do ombro, o desenvolvimento por trás acabou impondo uma rotação externa, que é um movimento que tira ação muscular e sobrecarrega os ligamentos, tendo alta correlação com lesões. Para que isto não ocorra, o sujeito que for realizar desenvolvimento na nuca deve ter elevada amplitude de movimento/mobilidade na articulação glenoumeral (do ombro).

Além disso, foi interessante notar que as mulheres mostraram maiores movimentos da coluna, sugerindo que o fortalecimento do tronco pode auxiliar nas técnicas de execução dos desenvolvimentos.

Por fim, concluo o post comentando que trabalhos antigos da área mostraram que a atividade de deltoide anterior, parte da frente do ombro, é menor no desenvolvimento na nuca do que no anterior. Somando isto ao fato de que ele apresenta pontos delicados de execução e de lesões, eu recomendo que sua utilização esteja restrita a uma parcela bastante específica da população, que goze de mobilidade e estabilização singulares e se beneficiem do uso por conta da transferência para alguma atividade esportiva.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários