POR QUE É PERIGOSO “ARREDONDAR” A COLUNA NOS EXERCÍCIOS?


Tenho certeza que você já leu, ouviu ou falou a alguém para tomar cuidado na hora de fazer algum exercício, como uma remada, por exemplo, para não “arredondar” a coluna. O motivo deste aviso creio que todos sabem: “é perigoso, pois lesiona”. Ok, mas o que de fato ocorre? Um disco esmaga o outro? Ele sai do lugar? A coluna quebra?! É o que iremos discutir hoje.

Segundo McGill, 2000, curvar a coluna (realizar flexão dela nesses movimentos) acaba por reduzir o ângulo de orientação das fibras de músculos responsáveis pela estabilização da coluna, de tal maneira que eles percam vantagem mecânica e, consequentemente, capacidade de sustentação. O resultado disso é que aquela sobrecarga que seria absorvida pelos músculos acaba extravasando para outros tecidos (passivos), como discos intervertebrais e ligamentos, que lidam mal com ela, podem se lesionar e possuem péssima capacidade regenerativa!

Além disso, o cenário do “arredondamento lombar” é agravado por aumentar um componente de força chamado de cisalhamento, que é bastante nocivo para a coluna, e impõe grande sobrecarga aos discos, pois eles lidam mal com ela.

Sendo assim, ao realizar os exercícios, preserve lordoses lombares “saudáveis” (curvinha para dentro, não para fora), sem acentuá-las, para não hiperestender, além, é claro, de manter as escápulas juntas para auxiliar na sustentação torácica. No caso dos sujeitos com lambar retificada, o cuidado é redobrado pois a lordose não irá ocorrer.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com


Comentários