PRECISO ENCOSTAR A BARRA NO PEITO NO SUPINO?

Essa pergunta é muito manjada, mas quase ninguém sabe respondê-la corretamente, muito menos justificando de maneira científica. Pensando nisso, resolvi escrever esse post e trazer algumas informações interessantes que poderão lhe ajudar a evitar lesões.

No artigo de Paul Comfort, 2007, muito se discutiu acerca das lesões mais comuns no supino, sendo, um dos destaques, a ruptura de peitoral maior. Ocorre que, aos descermos a barra em direção ao peito (fase excêntrica), colocamos elevada carga de estiramento no músculo e no tendão.

Quando a articulação glenoumeral está em extensão, durante a fase de descida, onde a barra toca o peito, o peitoral é alongado e contraído, sendo a carga nesta posição o que força as suas fibras inferiores a romperem, pois elas são alongadas desproporcionalmente durante os 30° finais do movimento, criando uma desvantagem mecânica que resulta em um risco aumentado de lesão (as rupturas ocorrem comumente na inserção do tendão no úmero).

Segundo o pesquisador, 72% dos powerlifters e fisiculturistas já sofreram estiramento de peitoral maior realizando supino. Para evitar isto, recomenda-se parar a descida entre 4 e 6cm acima do peito, ou seja, antes de encostar a barra nele! Além disso, as pegadas mais fechadas tendem a ser mais seguras para reduzir risco de lesões, por evitarem que cotovelos e ombros abram.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários