QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA INSTABILIDADE NOS JOELHOS?

Em 2016, Seshagirirao e colaboradores investigaram duas modalidades de exercício para instabilidade no joelho, com ênfase nos meniscos, sendo eles: a cadeia cinética aberta, que seriam exercícios que fazemos com os pés soltos, como a cadeira extensora, e a cadeia cinética fechada, com as extremidades em apoio/contato com solo/plataforma, como no caso do agachamento e do leg press.

30 atletas foram divididos entre os dois grupos e submetidos a treinamento por 1 mês.

Ao final da investigação, observou-se que ambas as intervenções foram muito satisfatórias, contudo, para ganhos de força na articulação do joelho, os exercícios de cadeia cinética aberta foram superiores, porém, no caso de ganho de estabilidade, a cadeia cinética fechada trouxe os melhores resultados.

Para concluirmos, os dois tipos de intervenção são igualmente importantes e geram efeitos que se somam num programa de fortalecimento ou mesmo de reabilitação, sendo assim, devem ser combinados na prescrição de exercícios para indivíduos que buscam ganhos de força e de capacidade de estabilização dos joelhos, sobretudo no meio esportivo.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários