VARIAR A POSIÇÃO DOS PÉS FAZ DIFERENÇA PARA HIPERTROFIAR PANTURRILHAS?

É muito comum visualizarmos nas academias e nas redes sociais as famosas dicas de posicionamentos de mãos e pés para dar ênfase em determinada porção muscular ou mesmo obter melhores resultados. Posto isto, será que faz diferença usar algum posicionamento específico dos pés para trabalhar mais/melhor nossas panturrilhas?

Nunes e colaboradores, 2020, acompanharam 22 pessoas treinando panturrilhas no leg press horizontal por 9 semanas, realizando 3 séries de 20 a 25 repetições nas três primeiras semanas e 4 séries nas outras. Em relação ao posicionamento dos pés, as estratégias usadas foram: pés para fora, paralelos e para dentro.

Ao final do estudo, a análise de hipertrofia foi feita no músculo gastrocnêmio, que possui duas partes/cabeças, sendo a medial, que é a do lado de dentro, e a lateral, de fora.

Observou-se que, para a porção medial do gastrocnêmio, os pés para fora são a melhor pedida, contudo, para a parte lateral, os pés paralelos trouxeram maiores benefícios (para dentro foi ligeiramente superior que para fora). Posto isto, para um desenvolvimento bem distribuído, pode-se usar os pés paralelos e, caso seja necessário corrigir assimetrias ou tratar lesões, a variação na posição dos pés pode ser interessante.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

Postar um comentário