COMO FAZER O AFUNDO COM PERFEIÇÃO E SEGURANÇA?

O afundo é um exercício que solicita quadríceps e glúteo, além de posteriores de coxa e core, não requerendo nenhum aparelho/acessório para ser realizado, porém, você sabe executá-lo com perfeição e segurança?


Primeiramente, junte os ombros para trás/abra o peito, impondo boa postura (movimento de adução escapular), para dar suporte e estabilização à porção torácica da coluna, o que irá beneficiá-la como um todo (cervical e lombar). Posto isto, é a vez do quadril: mantenha os pés na mesma largura que ele, posicionando um à frente e outro atrás, numa distância razoavelmente larga: a ideia é que o espaçamento permita que termine com ambos os joelhos em 90° ao descer.


Isso serve para aumentar o trabalho de isquiotibiais na perna de trás (se a passada for muito larga, perde-se amplitude e alonga-se demais, atrapalhando a contração) e para reduzir sobrecarga articular patelar no da frente, por isto, ela não deverá avançar à frente, descendo reto, o que, segundo minha experiência, é o mais difícil aos iniciantes. DICA: observar-se lateralmente a um espelho e também jogar o quadril mais para trás e para o chão durante a descida.


Continuando, deixe os pés neutros, evitando rotações e cuidado com o valgo dinâmico (movimento de jogar o joelho da frente para dentro): coloque mais força na parte lateral do seu pé (lado do dedinho) no chão, concentre-se na técnica e olhe-se de frente ao espelho. Por fim, adeque a amplitude a você, respeitando o aprendizado e possíveis desconfortos articulares e, caso queira, utilize alguma sobrecarga, preferencialmente de maneira unilateral, do lado oposto à perna da frente, aumentando, assim, o recrutamento de glúteo médio e do core.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários