É VERDADE QUE O JOELHO NÃO PODE PASSAR A PONTA DO PÉ NO AGACHAMENTO?

FRY (2003) comparou dois tipos de agachamento, um livre/tradicional, sem interferência alguma, e um com uma restrição nos joelhos, que os impedia de ultrapassarem as pontas dos pés.


Foi observado que, na versão livre, sem restrições, o torque no joelho foi 150,1 +/- 50,8, enquanto que, no quadril, 28,2 +/- 65; na versão com o impedimento nos joelhos, tivemos 117,3 +/- 34,2 para os joelhos e 302,7 +/- 71,2.


Num primeiro momento, quando o leitor bate o olho nos resultados para o joelho, parece que de fato eles foram mais altos na versão onde essa articulação não tinha nenhuma restrição, sugerindo que a galera que defende que os joelhos não devem passar as pontas dos pés estava certa!



Contudo, o que ocorreu foi que a sobrecarga que era do joelho foi transferida para o quadril e para a região lombar, o que foi péssimo, pois alterou o padrão de movimento, afetando totalmente a distribuição de forças entre joelhos e quadris, assim como a cinemática do exercício. Para completar, também foi vista maior inclinação anterior do tronco, sobrecarregando mais a coluna, e maior ângulo interno nos joelhos e tornozelos.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com


Comentários