FAZER MUSCULAÇÃO MELHORA O DESEMPENHO NA CORRIDA?

É muito comum que corredores não gostem de praticar musculação, restringindo-se apenas à prática da corrida, porém, digo que isto é um grande erro, em diversos aspectos, e hoje tentarei convencer você do contrário!


Pensando, inicialmente, em performance, o grupo da pesquisadora Karsten, em 2015, estudou dois grupos de indivíduos, tendo um sido submetido apenas a treinamento de corrida e outro a este somado ao treinamento de força, envolvendo exercícios como levantamento terra e agachamento, por 6 semanas.


Ao final do período, observou-se que o grupo que praticou musculação teve melhora de rendimento, reduzindo o tempo de corrida em teste de 5km. Por curiosidade, quando esses sujeitos pararam com o treinamento de força, regrediram ao estágio inicial após 6 semanas, reforçando o quanto é importante fazer musculação! Esses mesmos resultados foram também observados no artigo do grupo de Damasceno, 2015, que estudou corredores de 10km.


Além disso, e agora trago minha contribuição profissional ao post, o treinamento de força é obrigatório a todos os corredores, uma vez que, ao fortalecer músculos de membros inferiores e do core, prevenimos lesões! Isto ocorre pois eles são responsáveis por absorver impacto e têm importante ação estabilizadora, de modo que, quando são fracos (não confunda com hipertrofiados), evitam que a sobrecarga da corrida sobre para estruturas como articulações e ligamentos, podendo, assim, diminuir a incidência de lesões, contudo, apenas nas situações em que o volume de treino estiver bem planejado, sem exageros, caso contrário, não há musculação que resolva!


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

Postar um comentário