O SWING COM KETTLEBELL É UM BOM EXERCÍCIO?

Um exercício muito popular, sobretudo entre as pessoas que gostam de treinamento funcional, é o swing com kettlebell, porém, para que exatamente ele serve? Quais músculos trabalha? Quais malefícios pode causar?


Segundo investigação de McGill e Marshall (2012) 7 homens foram analisados realizando o swing com um KTB de 16kg e observou-se que há um padrão de agachamento caracterizado por ciclos de rápida contração muscular, seguida de relaxamento, mantendo elevadas magnitudes. Por exemplo, os músculos eretores de espinha atuam em 50% de sua capacidade máxima, enquanto o glúteo máximo pode chegar a até 80%!


Posto isso, temos que, até o momento, trata-se de um exercício interessante, sobretudo quando juntamos com o fato de que o ritmo abdominal imposto, juntamente com o reforço muscular associado aos carregamentos, cria oportunidades de treinamento específicas, com possibilidade de transferência para tarefas da vida diária.


Contudo, é importante destacar que os pesquisadores observaram elevadas cargas de cisalhamento na altura das vértebras lombares L4 e L5, que é um tipo de sobrecarga a qual a coluna lida mal e pode lesioná-la no médio prazo. Sendo assim, a utilização do kettlebell swing deve ser bem planejada e adaptada entre diferentes perfis de alunos, a fim de colher os benefícios que o exercício proporciona, porém, minimizando os riscos de lesão que ele é capaz de trazer.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários