QUAL A MELHOR PEGADA NO PEC DECK?

Um aparelho de pec deck, normalmente, possui duas pegadas, sendo uma neutra, com a empunhadura reta, com o polegar acima dos outros dedos, normalmente utilizada para crucifixo/fly, e uma pegada pronada, com as palmas das mãos para baixo, usada para posteriores de ombro com os braços do aparelho invertidos, conhecido como crucifixo inverso.


Apesar de incomum, é possível utilizar, para treinar peitoral, essa pegada pronada também, porém, será que isto faz alguma diferença? Na prática, o que temos com essas pegadas é uma rotação externa (de ombros) com a neutra (que é a mesma nos aparelhos onde cotovelo e antebraços ficam apoiados) e uma rotação interna com a pronada.


Segundo trabalho do pesquisador Marchetti e colaboradores, de 2019, não há nenhuma diferença entre essas pegadas no quesito solicitação muscular, tanto de deltoide anterior (músculo da parte da frente do ombro), quanto de peitoral maior.


Sendo assim, é o perfil do sujeito e os seus objetivos que irão determinar qual usar: em rotação externa, com a neutra, conseguimos utilizar mais carga, porém, trata-se de uma modalidade que aumenta a sobrecarga articular e pinçamentos; por outro lado, a rotação interna diminui estes riscos, mas compromete um pouco a utilização de peso, problema este facilmente corrigível, caso seu objetivo seja hipertrofia, com aumento de séries e repetições, mantendo o volume do treino.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários