REMADA ALTA – QUAL A DISTÂNCIA ENTRE AS MÃOS?

O pesquisador McAllister e seus colaboradores, em 2013, avaliaram a execução da remada alta em 16 voluntários, utilizando 3 pegadas diferentes: metade, uma e duas vezes a largura dos ombros (distância entre os acrômios). Em todas as modalidades, a carga foi a mesma, representando 85% do total que eles conseguiam para uma repetição máxima.


Segundo os resultados, observou-se que, quanto mais afastadas as mãos, ou seja, maior a largura da pegada, maiores as solicitações de ombro (todas as porções) e de trapézio e menor o recrutamento de bíceps. Sendo assim, ela parece ser a mais interessante para o treino de deltoides.


Importante frisar que, durante a execução, para minimizar pinçamentos na articulação glenoumeral, devemos evitar que os cotovelos ultrapassem a linha dos ombros, subindo até que fiquem paralelos ao solo apenas. Além disso, é essencial manter as escápulas estabilizadas, juntinhas, pelos mesmos motivos.


Por fim, um erro muito comum é o de transformar a remada alta num exercício destruidor da articulação do punho, jogando toda a sobrecarga nele ao final do movimento, numa grande flexão. Para tanto, mantenham-no, dentro do possível, numa posição neutra, sem “dobrá-lo”.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários