ROSCA DIRETA, ROSCA SCOTT OU BÍCEPS NO BANCO INCLINADO – QUAL É MELHOR?

A pesquisadora Oliveira e seus colaboradores, em 2009, compararam estes três exercícios a fim de mensurar qual deles é o melhor para treinar bíceps. Para tanto, 22 voluntários foram avaliados treinando com cargas de 40% de seus máximos e os seguintes resultados foram obtidos:


A atividade muscular do bíceps chegou a 95% do seu máximo ao final da subida do peso (fase concêntrica) na rosca direta e na rosca em banco inclinado, enquanto, no banco Scott, atingiu 80% de limite, observado no início da subida do peso.


De maneira geral, o que os pesquisadores observaram é que a rosca direta e a no banco inclinado tiveram padrões de atividade muscular altos e muito semelhantes durante toda a execução do movimento, enquanto a Scott, por sua vez, foi mais baixo, atingindo um pico em uma pequena porção dele, apenas.


Sendo assim, as duas primeiras parecem ser as melhores opções de treinamento de bíceps, contudo, tenha em mente que não é apenas a atividade eletromiográfica, ou seja, quanto do músculo foi ativado num determinado exercício, que determina boa hipertrofia ou não. Se o seu treino é composto por apenas um exercício, talvez a rosca direta seja mesmo a melhor opção, uma vez que a no banco inclinado requer maior técnica e induz a uma rotação interna no ombro, que pode lesionar se mal feita. Por outro lado, o banco Scott é bem interessante para quem está começando a treinar, pela estabilidade e facilidade de execução que proporciona, sendo assim, as informações deste post precisarão ser adaptadas caso a caso, não havendo um melhor exercício.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP

Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

Postar um comentário