DISCUSSÕES SOBRE BIOMECÂNICA ARTICULAR – PARTE 2

Fala rapaziada!

No último artigo falamos um bocado sobre os tipos de articulações e comecei a discutir ligamentos. Continuemos, então, de onde paramos.


2. LIGAMENTOS

CONTINUAÇÃO...

A zona elástica é composta pelas fases de carregamento (fibras frouxas) e fisiológica, que se traduzem em momentos totalmente normais de nossa vida cotidiana, que não causam nenhum dano e que permitem que o tecido volte ao normal após o recrutamento.

Porém, ainda na zona elástica, e como transição à plástica, temos o ponto de microfalha, que seria um período onde você começa a causar dano, perdendo parte das fibras de colágeno.

Caso pare neste momento, conseguirá manter quase que total integridade do tecido, já que ele voltará ao normal, porém, com algum dano (característica plástica), podendo recuperá-lo totalmente, sem sequelas, em algo como 10 dias.

Sendo assim, este ponto seria uma espécie de aviso, só que um tanto quanto perigoso: no caso do osso, ele não possui essa característica, então simplesmente fratura e você é obrigado a interromper a atividade na hora; já no ligamento, você vai sentir dor e desconforto, contudo, ainda terá estabilidade suficiente para que continue a atividade... Nessa hora ouvimos todo tipo de merda e imbecilidades, como: FORÇA! GARRA! SUPERAÇÃO! NO PAIN, NO GAIN! MONSTRO! FIKAGRANDEPORRA!

Pois bem, acontece que o atleta e o treinador experientes sabem que quando o ponto de microfalha é atingido a brincadeira deve ser interrompida na hora e isso não tem nada a ver com ter muita garra ou ser um frouxo com frescurinha, má vontade, vendido, etc.

Ao ultrapassar esta zona, você deixará seu ligamento esgarçado e pronto para arrebentar, aí meu amigo, você precisará de nada mais, nada menos, que um ano e meio para voltar totalmente ao normal após a cirurgia!

Digo isto por experiência própria pois eu mesmo já fiz uma operação destas, no meu punho direito, tendo voltado a usar cargas realmente pesadas quase dois anos depois da cirurgia, porém, nunca mais voltei ao que era antes. O procedimento não aconteceu por burrice na musculação, mas sim por um acidente com um trabalho manual de jardinagem, acreditem se quiserem... Foi um preço realmente alto a se pagar.

Após algumas semanas da cirurgia observa-se que apenas 50% da resistência ligamentar está presente. Ao final de um ano, 91% do total é adquirido, ou seja, demora muito mais do que 12 meses para você voltar a 100%. Sendo assim, se não respeitar com carinho esse descanso, uma nova operação o espera (Noyes, 1977). 

Coisas como gravidade da lesão, suprimento sanguíneo na região, fatores endócrinos (relacionados ao sexo), genética, tipo de intervenção do médico e do fisioterapeuta, genética, etc, irão influenciar no período de recuperação, porém, não há mágica no processo e ele tende a ser muito lento.

Para encerrar, o que quero que o leitor entenda é que aquela repetição a mais, com uma carga incompatível, que normalmente acompanha má técnica, pode ser algo bastante perigoso, haja vista que por conta de alguns segundos você irá estragar todo um trabalho duradouro, que às vezes pode ser de anos, dado que ficará um bom tempo de molho.


O mesmo vale para esportes como futebol, em que o cara dá aquela famosa “torcida no tornozelo” e tenta jogar mais alguns minutos na partida. Todo mundo aplaude o cara como raçudo, fodão, amor à camisa, porém, ele terá grandes chances de ficar um ano afastado e esquecido...

Ah, e só pra encerrar: se você é usuário de esteroides anabolizantes, cuidado redobrado, pois ao mesmo tempo em que aumentam a síntese proteica e os ganhos em força, incrementam a degeneração de colágeno, de tal sorte que o músculo fique mais forte, enquanto o tendão, por sua vez, pode se mostrar mais fraco/ não acompanhar o desenvolvimento, deixando-o suscetível a estiramentos de graus variados.


3. EXERCÍCIO FÍSICO E TENDÕES/LIGAMENTOS

Uma pergunta que pode surgir na cabeça do leitor é a seguinte: “Ok, vi que o ligamento/tendão tem sua fragilidade e se a ultrapassarmos corremos o risco de sofrer graves lesões. Sendo assim, é possível fortalecê-lo?”.

A prática de atividade física é capaz de aumentar sim a resistência desses tecidos, através de adaptações crônicas. O treinamento de força (por exemplo, a musculação) capacita o praticante, com o tempo, a aumentar a carga de exercícios, haja vista que vai ocorrendo uma supercompensação no que tange à resistência dos tendões e ligamentos, ou seja, eles vão ficando mais fortes e menos vulneráveis à tração mecânica.

O treino também aumenta a estabilidade articular de forma ativa, com participação do SNC (sistema nervoso central), incrementando a capacidade estabilizadora do músculo, ao contrário da passiva, que vimos no parágrafo anterior.

Tais adaptações são muito bem-vindas não só para nós marombeiros, mas também para idosos, dado que o envelhecimento aumenta a perda de resistência nos ligamentos, além de trazer instabilidade articular, aumentando sensivelmente a suscetibilidade às lesões da cartilagem articular (Buckwalther & Lane, 1997)

Outro ponto interessante que vale a pena ser discutido é o uso do alongamento balístico, também chamado de dinâmico, que é aquele com movimentos explosivos tentando atingir o máximo da amplitude articular, ao contrário do estático, onde você vai vagarosamente até a amplitude máxima e se mantém na posição por longos e torturantes 15-30 segundos (caso queira maiores informações sobre alongamento, clique AQUI e leia uma série que escrevi).

Uma informação que ainda não citei é que os ligamentos e tendões, assim como os ossos e músculos, são tecidos viscoelásticos, logo, são taxa dependentes. Isto quer dizer que eles respondem melhor com altas cargas aplicadas rapidamente, com velocidade, aumentando o stiffness (“resiliência, resistência”) com o crescimento da taxa de aplicação de força. A título de exemplificação, digo-lhe que temos um aumento de 50% da “resistência” do ligamento quando quadruplicamos a carga!

Porém, perceba que no caso do alongamento balístico, tomamos medidas que servem justamente para aumentar esse stiffness, sendo assim, para conseguirmos grandes amplitudes, temos que aplicar cargas muito grandes (isso sem mencionar os reflexos musculares que também reduzem a amplitude).
Tal procedimento acabará por aumentar a suscetibilidade a lesões articulares, sendo assim, não recomendo para qualquer tipo de pessoa.

Se você não é um atleta que compete em modalidades, restringido-se apenas à prática de exercícios por hobby, lazer, interesses pessoais, use o alongamento estático que já está de bom tamanho, haja vista que o balístico tem um caráter mais específico a atletas, pois simula movimentos dos esportes nos quais eles competem.

Bom, mas por que lancei essa pergunta de ser possível ou não melhorar a resistência do ligamento com a atividade física?

Porque muitas pessoas acreditavam, e algumas devem afirmar até hoje, que este tipo de tecido não se adapta ao treinamento, uma vez que tem uma taxa metabólica baixíssima. De fato o metabolismo é péssimo, tanto é que nem adianta tomar anti-inflamatório para lesões nele, pois o medicamento nem consegue chegar no local...

Porém, foi observado em pesquisas que, quando retiramos qualquer estímulo de um ligamento, como no caso de uma imobilização, por exemplo, a resistência dele começa a cair (é reduzida em 70% depois de 9 semanas, Woo et al., 1982).

Sendo assim, podemos afirmar que ele é capaz de responder a estímulos mecânicos, e o resultado observamos, por exemplo, com análises clínicas feito ressonância magnética, mostrando aumento da área de secção transversa do ligamento (hipertrofia), aumento da quantidade de colágeno nele e incremento da resistência mecânica à tração.

Por conta do metabolismo baixo, essas adaptações levam meses para que ocorram, porém, basta se dedicar que acontecerão.

Para finalizar, é importante que se mencione que não basta aplicar qualquer estímulo para ter uma resposta boa, mas sim um estímulo que seja adequado. Com isto, quero dizer que a carga deve ser suficientemente acima daquela que seu corpo está perfeitamente adaptado a receber, de modo que ele tenha de compensar a diferença melhorando a si mesmo. Por outro lado, a carga não pode ser alta demais, caso contrário, você atingirá o ponto de microfalha, ou acima dele, e irá se lesionar (Magnusson et al., 2003).

O grande Xis da questão é que dosar carga de treino não é uma tarefa fácil, afinal, quantas pessoas você não conhece que têm algum tipo de lesão, seja grave, seja leve?

O leigo interpreta a lesão como uma consequência normal da atividade física, porém, o profissional sério da educação física sabe que estas decorrem tanto por despreparo do atleta, quanto por despreparo do instrutor/treinador, coisa assustadora e absurdamente comum em nossa área, englobando a maioria dos profissionais...

Ficamos por aqui. Continuamos na próxima parte desta série. Até lá!



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários