DISCUSSÕES SOBRE BIOMECÂNICA ARTICULAR – PARTE 3

Fala rapaziada!

No último artigo discutimos um bocado sobre tendões e ligamentos e sua adaptação ao exercício. Hoje, será a vez de começar a falar sobre as cartilagens. Boa leitura!


4. CARTILAGEM

A. APRESENTAÇÃO E FUNÇÕES

A cartilagem que nos interessa nessa discussão é a do tipo hialina, cuja espessura e composição variam em função do tipo e da região articular e da temperatura. Ela possui um metabolismo muito baixo, com reduzida vascularização, além de altíssima capacidade de deformação. Suas principais funções são:

- Aumentar a superfície de contato articular, fato que reduz a pressão e melhor distribui a carga aplicada;
- Estabilidade articular: aumenta a congruência, encaixe, entre as peças ósseas;
- Redução do atrito: ela é altamente polida e tem seu mecanismo de ação aumentado por conta do líquido sinovial;
- Redução de choque: esta é a função menos importante, haja vista que seu efeito é modesto no caso da cartilagem, pois ela é pouco espessa (~5mm). Para absorvermos impactos, precisamos de uma quantidade grande de material. Em nosso caso, essa tarefa é muito bem desempenhada pela musculatura.
A cartilagem pode suportar cargas com magnitudes e frequências expressivas, mantendo sua integridade mecânica e biológica por toda nossa vida, porém, uma vez danificada, não se recupera mais, sendo gerado no local da lesão um tecido cicatricial que não possui as mesmas funções originais. 

Vários tratamentos já foram desenvolvidos, a maioria com baixíssimo sucesso e efeito nulo. Muitos já devem ter visto aquelas cápsulas de cartilagem de tubarão, comprimidos de sulfato de glucosamina e condroitina, etc. O que posso dizer é que não prestam para merda nenhuma, a não ser enriquecer o fabricante. O médico que ainda trabalha com isso ou é ignorante e não se informa, ou é sem vergonha e ganha dinheiro por prescrever estas porcarias.

Primeiramente, no caso de muitos desses suplementos, eles são simplesmente digeridos em nosso intestino, virando nutrientes que absorvemos normalmente, como glicose, não chegando intactos de forma alguma na circulação pois são moléculas muito grandes.

Isto se aplica também ao colágeno, que muita gente, por péssima influência, ilusão ou ignorância, suplementa achando que serve para algo, porém, ele vai virar aminoácidos que servirão para qualquer coisa em seu corpo. Seria muito mais inteligente comer carne do que suplementar esta bosta. Mais uma vez, não seja burro e não jogue seu dinheiro fora!

No caso de medicamentos e/ou suplementos que cheguem de forma intacta na circulação, temos outro grave problema: como eles entrarão na cartilagem se ela é porcamente vascularizada, com um metabolismo baixíssimo?! Não dá né?! Por conta disso, começou-se a desenvolver técnicas mais eficazes, como a do tratamento com GH e com células tronco.

O grande problema do hormônio do crescimento é que, para que dê efeito, mais uma vez, por conta do baixo metabolismo, as doses precisam ser altíssimas, trazendo altos colaterais para o usuário, como AVC, distúrbios no metabolismo da glicose, acromegalia, hipertrofia de órgãos, entre outros.

No que tange às células tronco, a terapia ainda não é muito bem dominada e não se sabe quais efeitos adversos pode gerar no longo prazo, além disso, tem grande risco de promover desenvolvimento de tumores, caso as células comecem a se diferenciar loucamente. Por conta disso, só é utilizada em animais, como na reparação da cartilagem de cães, feito labradores e golden retrievers.


B. COMPOSIÇÃO

A cartilagem é composta basicamente por:

- Proteoglicanos: são glicoproteínas, formadas por subunidades de dissacarídeos unidos por um núcleo proteico, que geram um gel/coloide e que possuem alta resistência à compressão. Isto se deve ao fato de que são moléculas carregadas eletricamente por cargas negativas e que, quando comprimidas, geram uma grande força de repulsão, pois são aproximadas, respondendo ativamente de acordo com a demanda.

Para complementar, possuem forte hidrofilia, ou seja, alta afinidade por fluidos, guardando muita água consigo (até 50 vezes seu pelo molecular segundo estudos in vitro).

- Colágeno: como visto anteriormente na série, ele possui baixa resistência à compressão, porém, alta à tração. Bom, mas se a cartilagem está mais relacionada ao primeiro tipo de estímulo do que o segundo, o que é que esse colágeno está fazendo aí?!

A função dele é a de formar uma espécie de teia que limita a capacidade expansiva do proteoglicano, pois, conforme mencionado, ele tem grande afinidade por água e ficaria absorvendo-a sem parar, deixando a cartilagem altamente hipertrofiada.
Cartilagem hialina vista no microscópio

C. EFEITO CREEP

Esse nome diferente, e inédito para a grande maioria das pessoas, refere-se a uma fase de deformação muito rápida da cartilagem, por conta da expulsão copiosa de fluido de seu interior, num pequeno intervalo de tempo.

Conforme mencionado acima, a cartilagem é um tecido altamente hidratado por conta da grande afinidade dos proteoglicanos por fluido. Se não fosse pelo colágeno, o tecido ficaria absorvendo água sem parar, dificultando ainda mais o processo.

Acontece que, para que geremos aquele fenômeno de repulsão entre as proteínas, que nos protege da compressão, precisamos que elas estejam bem próximas umas das outras, porém, num meio altamente hidratado, a tarefa não é bem desempenhada. Quando o líquido sai, as cargas afastadas entram em contato e começam a se repelir, entrando numa fase de equilíbrio, onde a cartilagem está em funcionamento pleno.

Para ilustrar o que foi explicado até agora, repare em como é difícil acordar e já sair fazendo algumas tarefas: parece que estamos quebrados, com aquelas lesões que só passam depois que “esquenta”. Porém, ao longo do dia, a coisa vai melhorando.

Isto acontece uma vez que nossas cartilagens se hidratam bastante durante a noite, a ponto de acordarmos 2cm mais altos, por conta da absorção de fluidos pelos discos intervertebrais! Aí, conforme vamos desempenhando tarefas ao longo do dia, vamos expulsando esse líquido e sentindo menos desconforto.

Tanto é que algumas pessoas gostam mais de treinar à noite do que de dia, por conta de dores, etc, mas digo para vocês que este problema é facilmente controlado com o aquecimento, que discutiremos em breve.

É, meu amigo, você nem sabia que estava vivenciando o Efeito Creep, que, para encerrar, pode ser assim descrito: “um material viscoelástico, submetido a uma força constante, responde com uma rápida deformação, seguida de uma fase de deformação lenta, até que se atinja o equilíbrio”.


D. RELAXAMENTO DE STRESS

Este tópico, que é um fenômeno que anda de mãos dadas com o Efeito Creep, nos remete à ideia de que, enquanto não estamos adaptados, podemos sofrer uma lesão, ou seja, enquanto você não expulsar boa parte da água da sua cartilagem, para que a força de repulsão aconteça e desempenhe seu papel de resistência à compressão, estamos vulneráveis.

Só para complementar o que fizemos acima, este assunto pode ser assim descrito: “um material viscoelástico, submetido a uma deformação constante, responde com um rápido aumento do stress, seguido de uma fase lenta, até que se atinja o equilíbrio”.

Isto quer dizer que a cartilagem não se prepara inicialmente de forma ótima, sofrendo bastante com a carga/esforço no começo. Depois que o fluido for expulso, os proteoglicanos dão conta do recado e se defendem da deformação. Justamente por isso não se pode começar um treino, seja lá ele qual for, musculação ou não, sem antes aquecer.

Ficamos por aqui. No próximo artigo encerraremos a série falando sobre o que ocorre no aquecimento, como ele deve ser feito e sobre as adaptações da cartilagem. Até lá!



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Bom Dia Fernando, seus estudos e maneira de expressar suas observações, são elogiáveis . . . Parabéns. Contudo, as áreas de publicidade que abrem junto a página, desligam a sua e estas targetas no meio do texto (que não consigo retirar) impedem de ler integralmente a matéria e prejudicando o entendimento. Obrigado e forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala man. obrigado por comentar, verei como resolver isto, porém, nos testes que fiz não aparece nada...

      Excluir
  2. Cara, eu quero dizer que leio muito, mas de poucos e raros sites bons gringos(maioria americanos), pois a maioria dos sites nacionais infelizmente não são de qualidade, poucos como o Hipertrofia.org merecem respeito. Mas eu quero e venho lhe dizer que esse é o melhor site nacional que achei(hoje inclusive) para atividade física e musculação em especial. Sou graduando em Eduação Física e você Fernando, está de parabéns! Seu blog é perfeito, extremamente informativo e atualizado. Nota mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras! fiquei contente!
      grande abraço

      Excluir

Postar um comentário