QUAL É A IMPORTÂNCIA DO CALÇADO ESPORTIVO NA CORRIDA? – PARTE 4


Fala rapaziada!

No último artigo da série, vimos se é possível escolher um bom calçado baseando-nos na percepção subjetiva de conforto e também batemos um papo sobre pronosupinação, se é possível percebê-la e quais suas consequências. Hoje, encerraremos a série discutindo se os tênis esportivos podem melhorar o desempenho. Boa leitura!


6. OS TÊNIS PODEM MELHORAR NOSSO DESEMPENHO ESPORTIVO?
Esta é uma das áreas em que a indústria do calçado mais investiu, mas num geral, os resultados nunca foram promissores.

Como o calçado poderia ajudar no desempenho? Mexendo no mecanismo de acúmulo e restituição de energia, ou seja, devolvendo a energia que você está gastando para correr ou saltar, como se ele agisse como uma espécie de mola, entendem? Ele se deforma, acumula energia e depois te devolve, permitindo que você tenha um gasto energético menor, canse menos e pratique a atividade esportiva por mais tempo.

Porém, infelizmente, na prática isto nunca conseguiu ser feito...

O primeiro motivo é que a primeira parte do pé que tocamos no solo, quase sempre, é o calcanhar, sendo assim, é ele quem leva a primeira porrada, de modo que a energia nele é que deveria ser acumulada. Porém, a parte que nos impulsiona é a da frente dos pés, ou seja, como você vai guardar energia num lugar se você quer aproveitar em outro? Fica inviável restituir.

Na hipótese de quem corre de antepé (parte da frente do pé), que discutimos ser uma estratégia limitada e complicada na série sobre corrida aqui do site (clique AQUI), em tese isto poderia dar certo, pois o impacto e a devolução dele aconteceriam na mesma região do pé, porém, não é possível utilizarmos material suficiente no tênis para que ele seja capaz de acumular energia de forma satisfatória e significativa. Se assim o fizéssemos, o tênis ficaria extremamente alto e instável, como se você estivesse correndo com um pula-pula em cada pé.

Por fim, para destruir de vez o sonho, se fosse possível acumular energia no lugar onde ela deve ser devolvida e se isso fosse possível com um material fino, com uma tecnologia extremamente avançada que ainda não existe, o mecanismo ainda teria o problema de não funcionar em sincronia com os nossos músculos, uma vez que eles atuam sob comando do nosso sistema nervoso central, que regula todo mundo para que eles trabalhem de forma harmônica, na hora certa. Como o tênis não participa disto, ele não devolveria a energia no momento preciso e ela não seria aproveitada corretamente. Sendo assim, a probabilidade de o calçado afetar diretamente no desempenho é ZERO!


7. CORRER DE CANELEIRAS NOS PÉS VAI ME DEIXAR MAIS RÁPIDO?
Resolvi colocar esta pergunta nesta série pois sempre tem algum louco querendo inovar na academia e acaba fazendo merda...

Quem já ouviu falar do Goku do famoso desenho japonês Dragon Ball Z deve se lembrar de uma famigerada cena onde ele, quando morto, estava recebendo um treinamento especial com caneleiras, que pesavam algumas toneladas, nos punhos e nos tornozelos.

Acredito que vem daí o fetiche de muitas pessoas querem treinar socos, chutes e corrida com caneleiras, o que é um erro bastante ingênuo e explico o motivo: quando você usa uma sobrecarga, por exemplo, no seu tornozelo, para fazer esteira, você acaba mudando totalmente o padrão de movimento, ferindo um princípio básico do treinamento que é o da especificidade.

Em outras palavras, de maneira bem grosseira, é como se você estivesse estudando alemão para aprender japonês, ou seja, fazendo coisas que não guardam muita relação entre sim, ferindo a questão da transferência de aprendizado entre área correlatas.

Por curiosidade, isso vale também para o soco com caneleiras e elásticos, pois, conforme verificado no laboratório de biomecânica da Universidade de São Paulo, a sincronia de ativação muscular muda em relação ao soco normal, prejudicando a especificidade da tarefa e a transferência do aprendizado.


8. E OS CALÇADOS ESPECÍFICOS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS? SERVEM PARA ALGO?
Com certeza, pois eles são adequados ao ambiente em que ela será disputada, como é o caso das chuteiras de futebol, por exemplo, que agem aumentando a aderência do solado à grama, conferindo maior estabilidade ao jogador.

Por conta disso, começaram a estudar a questão das travas e da forma como elas estão dispostas na chuteira.

Comparando a trava redonda tradicional, com a laminar (dente de tubarão), não se observou diferença alguma de desempenho ou de segurança contra lesões. Uma das ideias dos caras era a de proteger os jogadores contra lesões de menisco e ligamento cruzado anterior no joelho, que são comuns em esportes que utilizam chuteira, uma vez que as travas do solado acabam fixando o pé no chão e, dependendo do movimento realizado, o joelho pode sofrer uma grande torção, rompendo as estruturas citadas.

Por outro lado, foi observado que dependendo da forma como distribuímos as travas da chuteira, diminuímos a pressão nos pés, aumentando o conforto, permitindo que o jogador atue de forma melhor, mais rápida e por mais tempo.

Por fim, outra novidade que deu certo está relacionada às chuteiras de cano alto/prolongado. Elas melhoram a percepção do jogador sobre onde está o próprio tornozelo, permitindo recuperações mais rápidas em saltos e quedas, fato que pode fazer diferença na hora de reagir ou evitar uma torção. Além disso, tal fator ainda aumenta a precisão de chute, melhora o deslocamento e a informação sensorial.


9. CONCLUSÃO
Ao longo desta série, vimos que a questão dos calçados esportivos é muito polêmica, pois muitas das informações que nos passam são falsas ou incompreendidas, gerando lendas.

Foi observado que o tênis não é capaz de reduzir impacto e que correr descalço, ou com calçado minimalista, pode fortalecer nossas estruturas e melhorar nosso desempenho, no entanto, para fazermos essa transição, devemos ter muito cuidado, preparando gradativamente o sujeito, caso contrário, a lesão é certa!

Ao discutirmos sobre qual o melhor calçado, vimos que preço/qualidade não significa nada, assim como a subjetividade e sensação de proteção também não. Batemos um papo também sobre os grandes riscos que corremos ao adquirirmos um calçado falso, pois ele causa sérios danos aos pés no longo prazo.

Para encerrar, no quesito desempenho, vimos que o calçado não ajuda tanto quanto imaginamos, sendo apenas um método auxiliar, uma ferramenta de controle, tanto é que ele pode ser usado quando uma pessoa é vulnerável, ou seja, que ainda não tem as estruturas do aparelho locomotor fortalecidas, com recursos para suportar o impacto, por exemplo.

Por outro lado, o calçado não é absoluto, pois é possível nos virarmos bem sem ele, inclusive com um rendimento melhor. Sendo assim, o tênis esportivo deve ser usado como uma estratégia de treino, como aquelas rodinhas laterais que colocamos na bicicleta quando estamos aprendendo a andar e depois, quando estamos preparados, tiramos e seguimos sem.

É essencial ter em mente também que não dá pra dizer que o calçado não é importante, pois ele pode fazer alguma diferença sim, caso esteja mal ajustando (machucando seu pé, aumentando a pressão, gerando dor e desconforto) ou bem ajustado (gerando conforto, prolongando a atividade e protegendo contra lesões na sola dos pés, como bolhas, por exemplo).

Ficamos por aqui. Espero que tenham gostado da série e aprendido bastante! Até a próxima!

 
Caso seja corredor, ou queira se tornar um, e tenha ficado interessado nos assuntos, clique AQUI para conhecer a minha consultoria em corrida, que é um serviço à parte das consultorias em musculação, uma vez que é totalmente voltada para melhorar seu desempenho nessa atividade, com um planejamento minucioso e individual, a fim de evitar lesões, prolongando sua vida no esporte.  



- Azevedo, Ana Paula da Silva. Análise dinâmica e eletromiográfica da locomoção com o uso de calçado esportivo falsificado. Dissertação de mestrado. 2009.

- Azevedo, Ana Paula da Silva. Tese de doutorado. Biomecânica da corrida: considerações acerca das adaptações dinâmicas e eletromiográficas desencadeadas pelo pé descalço e pelo uso do calçado minimalista. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. 2013.

- Azevedo, Ana Paula da SilvaNOBREGA, ClaraAMADIO, Alberto Carlos and  SERRAO, Júlio Cerca. ADESÃO A SEIS MESES DE TREINAMENTO INSTRUÍDO DE CORRIDA MINIMALISTA E DESCALÇA. Rev Bras Med Esporte [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.182-185. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220162203152987.

- Clarke TEFrederick ECCooper LB. Effects of shoe cushioning upon ground reaction forces in running. Int J Sports Med. 1983 Nov;4(4):247-51. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6654550

-Gehring DRott FStapelfeldt BGollhofer A. Effect of soccer shoe cleats on knee joint loads. Int J SportsMed. 2007 Dec;28(12):1030-4.Epub 2007 Apr23. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=gehring+2007+soccer

- Lieberman DEVenkadesan MWerbel WADaoud AID'Andrea SDavis ISMang'eni ROPitsiladis Y. Foot strike patterns and collision forces in habitually barefoot versus shod runners. Nature. 2010 Jan 28;463(7280):531-5. doi: 10.1038/nature08723. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20111000

- Nigg BMSegesser B. The running shoe--a means of preventing running complaints. Z Orthop Ihre Grenzgeb. 1986 Nov-Dec;124(6):765-71.

- Salzler MJBluman EMNoonan SChiodo CPde Asla RJ. Injuries observed in minimalist runners. Foot Ankle.Int. 2012.Apr;33(4):262-6.doi:10.3113/FAI.2012.0262. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22735197

- Robbins SEHanna AM. Running-related injury prevention through barefoot adaptations. Med Sci Sports Exerc. 1987 Apr;19(2):148-56. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2883551

- Van Gent RNSiem Dvan Middelkoop Mvan Os AGBierma-Zeinstra SMKoes BW. Incidence and determinants of lower extremity running injuries in long distance runners: a systematic review. Br J Sports Med. 2007 Aug;41(8):469-80; discussion 480. Epub 2007 May 1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17473005




FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários