CONHEÇA O EXERCÍCIO ABDUÇÃO NO PLANO DA ESCÁPULA PARA TREINO DE OMBROS


Fala rapaziada!
No artigo de hoje, iremos discutir um dos melhores exercícios que existem para treinar ombros, porém, que é praticamente desconhecido pela maioria esmagadora das pessoas que praticam musculação: a abdução no plano da escápula! Boa leitura!



1. A ANATOMIA DO OMBRO: CONHECENDO AS TRÊS PORÇÕES DO DELTOIDE
Quando realizamos um treino de ombros, na verdade, estamos treinando, dentre vários grupamentos, principalmente o deltoide, que é um músculo que possui três partes, sendo uma anterior, uma medial e uma posterior. Observe a imagem mais abaixo:

A parte anterior do deltoide é responsável pelos movimentos de flexão e abdução; a posterior, pela abdução horizontal e abdução; por fim, temos a média, que participa de tudo. Todas estas diferenças se devem à forma como estas porções do músculo estão inseridas em nossos ossos.

Apesar de estes termos serem técnicos, não significando nada a muitos de vocês, achei que seria interessante mencioná-los, de modo a enriquecer o texto. De forma bastante simplificada, a abdução, nesse caso, seria um movimento de abrir o braço, como na elevação lateral; a adução horizontal, o movimento que você executa no pec deck; a abdução horizontal, aquele do pec deck invertido; a flexão do ombro, o que fazemos na elevação frontal.

2. A EXECUÇÃO DA ABDUÇÃO NO PLANO DA ESCÁPULA
A abdução no plano da escápula é um exercício que lembra muito a clássica elevação lateral, porém, como disse, apenas lembra, pois os resultados que ambas promovem são absurdamente diferentes.

Em ambas, você irá executar uma abdução, ou seja, um movimento de abrir/erguer os braços para o lado, porém, enquanto na elevação lateral você a executada formando uma espécie de cruz, com o seu tronco, na abdução no plano da escápula você irá realizar um movimento semelhante, porém, trazendo os braços mais à frente, no chamado plano da escápula, como nas imagens abaixo.


3. A BIOMECÂNICA DA ABDUÇÃO NO PLANO DA ESCÁPULA
Basicamente, a abdução no plano da escápula é um exercício utilizado para enfatizar o trabalho de deltoide anterior, porém, a parte medial do músculo também é bastante recrutada, pois é uma zona intermediária entre a parte da frente e a de trás, atuando em conjunto com ambas.

Conforme dito anteriormente, a abdução no plano da escápula e a elevação lateral são exercícios muito diferentes. A título de comparação, segundo trabalho do pesquisador TOWNSEND et al., de 1991, a abdução no plano da escápula é capaz de recrutar até 72% do máximo de atividade do seu deltoide anterior, enquanto que a elevação lateral fica em 62%, ou seja, 10% a menos.

Como se não bastasse, e agora temos outra grande diferença, na abdução no plano da escápula o seu ombro atua, dentro do máximo dele, durante 50% do movimento; no caso da elevação lateral, isso só dura 30%.

Repare que, com estas informações, já podemos notar que em matéria de solicitação muscular, a abdução no plano da escápula é muito superior, pois ela não só recruta mais fibras, como o faz por um tempo muito maior, impondo, ao final do exercício, um trabalho muito mais completo.

Como se isto não bastasse, este exercício ainda impõe um grande trabalho de deltoide medial, conforme mencionei mais acima, ficando em 83%, e de outros dois músculos, o subescapular, 62% e supraespinal, 74%.  Para quem não sabe, eles compõe o seu manguito rotador junto a outros dois parceiros, o redondo menor e o infraespinal, porém, estes dois últimos atuam mais em conjunto do deltoide posterior.

O manguito rotador é um grupo muscular muito importante que trabalha de forma a manter a estabilidade da articulação do seu ombro, não só protegendo-a, mas também garantindo que os movimentos possam acontecer de forma satisfatória.

Para finalizarmos, ainda temos mais um benefício da utilização da abdução no plano da escápula: trabalho do músculo serrátil, o que é bastante interessante pois isto acaba protegendo a articulação do ombro, sobretudo em quem tem tendinite, pois diminui pinçamento e, consequentemente, dor.


4. CONCLUSÃO
Conhecemos, no artigo de hoje, a interessante abdução no plano da escápula, que é praticamente desconhecida, porém, é um dos melhores exercícios que existem para treinar ombros. Ela é muito superior a sua prima, a elevação lateral, uma vez que solicita muito mais trabalho de deltoide anterior, manguito rotador, serrátil e deltoide medial. Sendo assim, não vacile e converse com seu treinador sobre a possibilidade de incluí-la em seu programa, sobretudo se você tem dores nos ombros, causadas por tendinites, bursites ou pinçamento.

Ficamos por aqui. Espero que tenham gostado de mais um artigo quebrador de mitos. Até a próxima!

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários