AGACHAMENTO LIVRE Vs. OVERHEAD SQUAT: QUAL É MELHOR?


Fala galera!  No presente artigo, iremos contrapor dois exercícios, tendo por objetivo o de inferir se algum deles pode ser considerado MAIS EFETIVO que o outro: agachamento livre Vs. overhead squat – qual é o melhor? Boa leitura e não se esqueçam de curtir e de compartilhar para ajudar na divulgação do meu trabalho!

AGACHAMENTO LIVRE Vs. OVERHEAD SQUAT: FALANDO SOBRE BIOMECÂNICA
Ambos os exercícios que aqui iremos discutir são de cadeia cinética fechada, que são movimentos multiarticulares com os pés em alguma base de apoio. Além disso, neles temos a participação de três articulações: tornozelo, joelho e quadril.

Dadas estas semelhanças, passemos às diferenças: o overhead squat, agachamento com uma barra acima da cabeça, requer uma técnica de movimento muito mais avançada e complexa do que o agachamento tradicional, haja vista que, para ser bem executado, necessita de uma abdução com rotação externa nos ombros, movimento este delicado de ser feito e que requer alto nível de estabilização. Isto é feito com o intuito de se diminuir o braço de alavanca gerado com o exercício, aproximando a carga do nosso eixo, permitindo, assim, a utilização de muito mais peso.

Contudo, é importante ressaltar os riscos da execução deste tipo de exercício por pessoas despreparadas, haja vista que sobrecarrega enormemente a articulação dos ombros, apagando a ação dos deltoides e solicitando muito dos ligamentos, fatos estes que podem ser excelentes se o que você está buscando numa academia são lesões!

AGACHAMENTO LIVRE Vs. OVERHEAD SQUAT: QUAL É O MELHOR?
Para saber qual destes dois exercícios é melhor, pensando em atividade muscular e cinemática, ASPE & SWINTON (2014) os compararam através de execuções em 3 intensidades cada: 60, 75 e 90% de 3RM, ou seja, do máximo de peso que os 14 sujeitos da amostra conseguiam realizar em 3 repetições máximas.

Para análise eletromiográfica, que mede atividade muscular, foram selecionados os seguintes músculos: deltoide anterior, reto abdominal, oblíquo externo, eretores de espinha, glúteo máximo, vasto lateral, bíceps femoral e gastrocnêmio lateral.

Como resultados, tivemos o seguinte: o overhead squat, durante a fase excêntrica do movimento, solicitou mais reto abdominal e oblíquos externos que o agachamento, contudo, numa magnitude bastante reduzida, cerca de 2 a 7% a mais, fato que na prática agrega muito pouco.

Por outro lado, no agachamento tradicional com barra nas costas, foi visto, durante ação concêntrica, muito maior trabalho de eretores de espinha e de todos os músculos de membros inferiores avaliados. A análise cinemática também mostrou uma maior capacidade de produção de força no agachamento livre.

Com isto, podemos concluir que a utilização do overhead squat não traz maiores benefícios de estabilização do tronco ou maior carga de membros inferiores, como muitos acreditavam/defendiam. A do agachamento livre, na verdade, é bem maior e com o benefício de ser proporcionada por um exercício cuja aquisição de técnica de movimento é muito mais fácil do que a do overhead, além, é claro, de não necessitar impor tanto stress aos ombros, facilitando a vida e reduzindo riscos de lesão.

Bom, mas o overhead não serve para nada?! É claro que sim, como vimos é um movimento que trabalha muito membros inferiores e músculos do core, sendo muito presente no crossfit e nos treinos de LPO, modalidades muito em voga nos dias de hoje, por conta do desafio, complexidade técnica, excentricidade, etc., atraindo, com isto, muitos fãs. Acho válida a prática tanto deste movimento, quanto destas modalidades, DESDE QUE, você esteja preparado para tanto e conte com a supervisão de um professor de educação física capacitado e bastante experiente, caso contrário, as chances de lesão são altíssimas!

Com isto, encerramos e espero que tenham gostado da forma como apresentei o tema. Até o próximo artigo da série!

BIBLIOGRAFIA
-  Aspe RRSwinton PA.Electromyographic and kinetic comparison of the back squat and overhead squat. J Strength Cond Res. 2014 Oct;28(10):2827-36. doi: 10.1519/JSC.0000000000000462.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários