AS DIFERENTES SOLICITAÇÕES DO CORE ENTRE AS REMADAS

Saeterbakken et al., 2015, avaliaram 15 indivíduos treinados executando 6 exercícios de remada (livre, sentada e no cabo, uni ou bilateral), a fim de mensurar as diferenças no trabalho do core entre elas. Como conclusão, foi visto que:

1. As remadas livres, tanto uni quanto bilateral, promoveram maior trabalho de eretores de espinha em relação às executadas em máquina. Em relação ao trabalho de multífidos, este foi maior na versão livre unilateral.

2.Independente do exercício, seja livre ou em máquina, a forma unilateral sempre gerou maior solicitação de oblíquos externos.

3.De maneira geral, os exercícios bilaterais possibilitaram um maior trabalho de eretores de espinha e de multífidos do que os unilaterais.

Para quem não sabe, todos estes músculos citados fazem parte do core, que seria um grupo responsável pela estabilização, global e local, do nosso tronco, possibilitando uma infinidade de movimentos no dia a dia, além de proteger nossa coluna e manter nossa postura. Sendo assim, este estudo nos deu subsídios interessantes para escolha de exercícios e desenvolvimento de um programa que atenda necessidades sociais específicas.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários