A POSIÇÃO DOS PÉS FAZ DIFERENÇA NA ATIVIDADE MUSCULAR DO STIFF?


Para estimular o “atarefado” leitor a ler o post até o final, SIM, a posição dos pés faz diferença na atividade muscular do Stiff! Entendamos o porquê: Kawama e colaboradores, em recente trabalho deste ano, 2020, avaliaram, num grupo de 14 corredores de explosão, diferentes posicionamentos dos pés durante a execução do exercício, conforme ilustrei neste rico desenho da figura...

Os músculos que tiveram atividade eletromiográfica avaliada foram os isquiotibiais (posteriores de coxa), como o bíceps cabeça longa, semitendinoso e semimembranoso.

Quando fazemos rotação externa do pé, com 20 ou 40 graus, aumentamos o recrutamento de bíceps femoral cabeça longa em 6,3 e 9,4%, respectivamente; já a atividade do semimembranoso, por sua vez, sobe em cerca de 4% quando utilizamos a rotação interna, em detrimento da externa.

Para encerrarmos, a solicitação de todos os músculos aumentou entre 3,9 e 4,6% quando uma abdução do quadril foi feita, utilizando-se uma base mais larga, em detrimento da tradicional, com os pés na largura do quadril. Com isto, temos que o padrão de solicitação muscular se dá de forma diferente entre os posicionamentos, de tal sorte que a estratégia do profissional de educação física irá variar dependendo da modalidade esportiva, das diretrizes da reabilitação e dos objetivos de cada aluno.

BIBLIOGRAFIA: Kawama RTakahashi KWakahara T. Effect of Hip Joint Position on Electromyographic Activity of the Individual Hamstring Muscles During Stiff-Leg Deadlift. J Strength Cond Res. 2020 Feb 5. doi: 10.1519/JSC.0000000000003442.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários