BARRA FIXA OU PUXADA NO CABO: QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ELAS?


Em 2013, DORMA e equipe compararam os dois exercícios e observaram que na BARRA FIXA, o trabalho de eretores de espinha e de bíceps braquial são maiores do que nas puxadas do cabo (para uma mesma pegada e carga relativa). Isto ocorre uma vez que este exercício acaba sendo de execução muito mais instável, seja para a coluna, seja para o cotovelo, gerando, respectivamente, esses incrementos de ativação.

No que diz respeito ao PUXADOR, este traz uma solicitação de reto abdominal muito maior do que na barra fixa. Quanto aos outros músculos avaliados, peitoral maior, tríceps braquial e latíssimo do dorso, NÃO tivemos diferenças significativas entre os dois exercícios.

Moral da história: ambos são interessantes, contudo, a BARRA FIXA parece ser um exercício mais interessante, por ser mais funcional e promover maior transferência à vida diária, contudo, ela não é passível de execução por todos, dada sua complexidade, sendo assim, comece com as puxadas, faça barra fixa na Smith machine com os pés apoiados num banco, use o gravitron, pendure-se na barra fixa e se segure, faça só as excêntrica, vá treinando, de modo que um dia você consiga utilizar também a versão livre!





FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários