ELEVAÇÃO PÉLVICA: COMO POSICIONAR OS PÉS PARA TER MAIOR ATIVIDADE MUSCULAR?


Dependendo de como posicionamos os pés na elevação pélvica, hip thrust ou ponte, conseguimos inserir maior ou menor atividade muscular de quadríceps e de posteriores de coxa. Sendo assim, no artigo de hoje iremos discutir 3 possibilidades, baseada no artigo de Biscarini et al., 2017.

Posicionamento tradicional: nessa situação, as cargas estão bem distribuídas entre os músculos da coxa (fase concêntrica tem torque extensor do joelho - isquiotibiais são solicitados para flexioná-lo; fase concêntrica tem torque flexor do joelho - quadríceps solicitado para estendê-lo). Cai Bem em dias de treino completo de membros inferiores.

Pés mais próximos ao quadril e com a “intenção” de estender o joelho/empurrar os pés à frente: incrementa recrutamento de quadríceps. Boa pedida para dias em que se quer dar ênfase a este grupo muscular, porém, também se têm alta carga de glúteo.

Pés mais afastados do quadril e com a “intenção” de flexionar o joelho/puxar os calcanhares para trás: incrementa recrutamento de isquiotibiais. Funciona muito bem para um treino em que se queira dar maior atenção à cadeia posterior, com glúteo e posteriores de coxa, por exemplo.





FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários