SMITH MACHINE INCLINADA: DE QUAL LADO É MELHOR AGACHAR?


Biscarini e colaboradores analisaram, em 2013, o agachamento na Smith Machine inclinada, comparando duas formas de execução: ora com a inclinação para atrás do sujeito (imagem 1, da esquerda), ora à frente (imagem 2, da direita).
Observou-se que a inclinação do equipamento para trás (1) diminui o torque do joelho e as forças compressivas tibiofemorais e patelofemorais, enquanto aumenta os torques do quadril e lombossacral. Sendo assim, esta é uma boa estratégia para pessoas que queiram reduzir sobrecarga no joelho durante o agachamento, transferindo-a para os glúteos, coluna e músculos que a estabilizam.

Por outro lado, para quem quer reduzir sobrecarga lombar, por motivos diversos, a abordagem será a de usar o aparelho inclinado à frente (2), lembrando que isto irá transferir um pouco mais de carga aos joelhos e quadríceps.

Por fim, para pequenos ângulos de flexão do joelho, a força de tensão no ligamento cruzado posterior (LCP) aumenta com uma inclinação para trás do aparelho (1), ou seja, se você possui uma lesão nele, treine com a Smith inclinada à frente (2) ou utilize grandes ângulos de flexão.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários