SUPINO COM BARRA OU HALTERES: QUAL É MELHOR? ENTENDA AS DIFERENÇAS!


Certamente, você já se deparou com esta dúvida: qual deles é melhor? São meras variações de um mesmo movimento? Vale a leitura: aposto que você vai se surpreender...

Começando pelo trabalho de Saeterbakken et al. (2011), que avaliou a execução do supino em 12 pessoas, temos que: a carga máxima suportada no supino com halteres é 17% menor do que com barra. Além disso, as atividades de peitoral maior e deltoide anterior (“ombro”) são equivalentes entre os dois exercícios, sendo assim “algo de errado não está certo”, e a resposta está em seu braço.

Uma diferença interessante se dá com a atuação do bíceps braquial: ela é muito maior com halteres, pois, para haver melhor estabilização, ele se mantém em co-contração muscular. Em contrapartida, a atividade de tríceps braquial cai assustadoramente com o uso de halteres!

Tecnicamente falando, existe uma tendência de flexão do cotovelo no supino com barra, força esta que é contraposta pela extensão do cotovelo, cujo principal responsável é o tríceps braquial, característica esta que não há no uso dos halteres. Sendo assim, dadas estas informações, dependendo da divisão de treino, volume, necessidade de +/- estabilização, cada um deles terá sua preferência.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários