BARRA RETA, W OU HALTER: QUAL É A MELHOR ROSCA PARA BÍCEPS?


MARCOLIN et al., 2018, compararam 3 variações do famoso exercício de bíceps, a rosca direta (barra reta, barra W e halteres), em um grupo com 12 participantes, que realizaram 10 repetições de cada um, com 65% de suas cargas máximas.

Foi observado que, de maneira geral, a barra W promove maiores solicitações dos músculos bíceps braquial e braquiorradial quando comparada à rosca direta com barra reta. Em relação ao uso de halteres, estes se mostraram também superiores à reta e semelhantes à W.

Discussão: o uso da barra reta impõe uma pegada não anatômica, que pode ser desconfortável para os punhos e antebraços de muitas pessoas. Além disso, a solicitação muscular que gera parece ser inferior, sendo assim, o uso da barra W e de halteres, aparentemente, é mais interesse, eficiente e cronicamente mais seguro.

Em relação a estes dois últimos, fica a gosto do freguês fazer rosca com barra W ou halteres, haja vista que os resultados são muito semelhantes: o pico de ativação é ligeiramente superior na W, mas não há significância estatística; os halteres, por sua vez, têm uma amplitude de movimento discretamente maior, de 6°.





FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP



Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários