COMPARANDO AGACHAMENTO ELEVAÇÃO PÉLVICA E STIFF


Delgado et al. (2019) analisaram as atividades de vasto lateral, bíceps femoral e glúteo máximo durante a realização de agachamento, elevação pélvica e stiff: 8 voluntários executaram estes exercícios ora com 60kg, ora com o máximo de carga possível para apenas 1 repetição (1RM).

Foi observado que a atividade de glúteo foi equivalente entre stiff e elevação, sendo ambos superiores ao agachamento; em relação ao posterior de coxa, não houve diferença entre os exercícios; no que diz respeito ao vasto lateral, a solicitação foi superior no agachamento, ficando os outros dois empatados em segundo lugar.

Uma informação interessante é que, no caso da elevação pélvica, a atividade de glúteo foi tão alta com 60kg, quanto com 1RM, ou seja, aparentemente elevados incrementos de carga não parecem repercutir em maiores solicitações musculares.

Por fim, gostaria de polemizar: segundo outros artigos, a atividade de glúteo parece ser maior na elevação pélvica do que nos demais exercícios. Além disso, o recrutamento deste grupo muscular no agachamento é muito alto, dependendo da amplitude, podendo superar os 80%, não ficando atrás do stiff, por ex. Para encerrar, a literatura também nos mostra que a participação de posteriores de coxa é muito mais baixa no agachamento, ao contrário do que aqui nos foi indicado...





FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP




Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários