VALGO DINÂMICO – SOLUCIONANDO AS CAUSAS NO TORNOZELO!

Muitos de vocês certamente já ouviram falar no valgo dinâmico, ou pelo menos já viram uma cena, às vezes com vocês mesm@s!, onde os joelhos da pessoa iam fechando durante o agachamento.

Um grande problema que podemos deste cenário diz respeito à lateralização da patela, osso dos joelhos: quando estes “fecham”, elas têm a tendência de saírem de seu trilho anatômico, sendo forçadas para o lado de fora, causando atritos e proporcionando/agravando, no longo prazo, quadros de condromalácia.


Existem diversas causas para o valgo dinâmico, como, por exemplo, as do quadril, que vimos no post anterior. Também vale a pena mencionar a realização de elevadas amplitudes articulares, as quais @ alun@ não tem flexibilidade suficiente para utilizar, assim como o abuso de carga ou má técnica de execução. Por fim, temos também o tema central deste post, que seriam aquelas oriundas do tornozelo, onde a pronação do pé (observe na figura) induz a uma medialização da tíbia, “jogando-a” para entro e, por tabela, o seu joelho.

Indivíduos com lesões prévias nesta articulação, com falta de mobilidade ou que tenham arco plantar fraco, com pés planos, tendem a executar valgo dinâmico por culpa do tornozelo. Uma forma simples de perceber isto é posicionar-se atrás d@ alun@ durante a execução do agachamento e observar o comportamento de seus tornozelos. Sendo assim, dadas estas possibilidades, o profissional de educação física responsável pelo treino deverá avaliar o cenário e propor exercícios específicos de fortalecimento/flexibilidade a fim de solucionar o problema.




FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP




Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários