Para que serve o supino inclinado?!

 

Os supinos são todos iguais? Em 2017, Saeterbakken e colaboradores compararam os 3 supinos (declinado, reto e inclinado), avaliando a atividade muscular do peitoral maior, deltoides anterior e posterior (músculos do ombro), grande dorsal e bíceps e tríceps braquiais.

Eles observaram que, basicamente, não há diferença alguma de atividade muscular entre eles, com a exceção dos braços no supino inclinado: a ativação do tríceps foi 58 a 62% menor e, a do bíceps, 48 e 68% maior. Os pesquisadores acreditam que este aumentou por conta de sua ação na escápula, contraindo isometricamente para ancorá-la. Além disso, também pode ter ocorrido uma tentativa de estabilizar o punho contra um grande momento pronador, já que ele é um músculo supinador, ou, ainda, maior solicitação por conta da queda na atividade do tríceps.

Trabalhos antigos, entre eles o clássico BARNETT (1995), mostraram resultados inconclusivos sobre se é possível ativar mais ou não alguma parte do peitoral (esternocostal ou clavicular), dependendo do tipo do supino, porém, este artigo nos mostrou que não. O mesmo vale para a ação de deltoide: argumentava-se que era maior no supino inclinado pela flexão exacerbada na articulação, porém, não foi verificada.


Os autores discutem se a falta de diferença de atividade muscular se deu pelo fato de os voluntários serem todos atletas profissionais de supino, uma vez que variam entre os tipos deste exercício em seus treinos com a finalidade de adaptação de carga em ombro, buscando sempre equalizá-la.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários